A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação Institucional (ProD&I) vem realizando um amplo estudo sobre conceitos e práticas inovadoras no ensino superior. E você pode participar!
Na medida em que a universidade faz parte do processo que conduz seus alunos ao mercado de trabalho e à vida profissional, ela só faz sentido como espaço de pesquisa, de ensino e de aprendizagem em contato com a comunidade.
Na realidade, a universidade faz parte de várias comunidades - como a científica, por exemplo - mas ela só se realiza plenamente através das pessoas que circulam por ela e que aqui deixam seu contributo, sua experiência, e o resultado de sua caminhada pelo universo do Conhecimento: alunos, docentes e pesquisadores, ex-alunos, alunos recorrentes e permanentes...
Nada mais natural, portanto, que as comunidades - interna e externa - sejam convidadas a contribuir para a qualidade e o sucesso da universidade enquanto provedora de conhecimento; e que, em retorno, elas recebam informação enriquecida e atualizada sobre tendências e futuros possíveis do ensino superior, do conhecimento, do trabalho e das profissões.
A primeira parte desse estudo, focada nas novas carreiras e profissões emergentes no Brasil e no mundo, está sendo finalizada agora, e já retornou algumas informações importantes, que a universidade passará a sugerir a seus alunos e à comunidade por diversos canais, incluindo este mesmo blog.
Então, se você é aluno, ex-aluno, docente, gestor da Unisul ou se pertence a outro meio universitário ou profissional e aprecia a temática que estamos tratando; se observou ou tomou contato, no Brasil ou no exterior, com conceitos e práticas inovadoras, pedagógicas ou tecnológicas aplicadas ao ensino-aprendizagem; se tem conhecimento de novos campos disciplinares ou interdisciplinares da ciência; se tomou conhecimento de novas profissões ou carreiras emergentes, colabore! Não hesite em interagir aqui com comentários sobre esse tipo de informação, com links da web, etc. ou enviando uma mensagem de e-mail para observatorio.unisulhoje@gmail.com.
Para finalizar, uma questão que poderá surgir no leitor: - Mas a Unisul não tem meios, por si mesma, de obter essas informações? A resposta é sim e não.
- Sim, porque entre um número importante de professores e gestores acadêmicos, além de outras fontes privilegiadas, surge naturalmente muita informação sobre o assunto.
- Não, porque a produção científica e o avanço científico e tecnológico são tão intensos nos dias de hoje, o número de novas práticas e experiências é tão grande, no Brasil como no resto do mundo, que mesmo para um especialista de uma dada área, mesmo bem antenado, é impossível conhecer e acompanhar todas as novidades, tendências e fatos que aparecem dia a dia.
Então, fique junto, colabore, interaja com a universidade através do Observatório, colabore, fique ligado no futuro do conhecimento, do trabalho e das profissões, e faça parte de nosso painel permanente!
.
Na medida em que a universidade faz parte do processo que conduz seus alunos ao mercado de trabalho e à vida profissional, ela só faz sentido como espaço de pesquisa, de ensino e de aprendizagem em contato com a comunidade.
Na realidade, a universidade faz parte de várias comunidades - como a científica, por exemplo - mas ela só se realiza plenamente através das pessoas que circulam por ela e que aqui deixam seu contributo, sua experiência, e o resultado de sua caminhada pelo universo do Conhecimento: alunos, docentes e pesquisadores, ex-alunos, alunos recorrentes e permanentes...
Nada mais natural, portanto, que as comunidades - interna e externa - sejam convidadas a contribuir para a qualidade e o sucesso da universidade enquanto provedora de conhecimento; e que, em retorno, elas recebam informação enriquecida e atualizada sobre tendências e futuros possíveis do ensino superior, do conhecimento, do trabalho e das profissões.
A primeira parte desse estudo, focada nas novas carreiras e profissões emergentes no Brasil e no mundo, está sendo finalizada agora, e já retornou algumas informações importantes, que a universidade passará a sugerir a seus alunos e à comunidade por diversos canais, incluindo este mesmo blog.
Então, se você é aluno, ex-aluno, docente, gestor da Unisul ou se pertence a outro meio universitário ou profissional e aprecia a temática que estamos tratando; se observou ou tomou contato, no Brasil ou no exterior, com conceitos e práticas inovadoras, pedagógicas ou tecnológicas aplicadas ao ensino-aprendizagem; se tem conhecimento de novos campos disciplinares ou interdisciplinares da ciência; se tomou conhecimento de novas profissões ou carreiras emergentes, colabore! Não hesite em interagir aqui com comentários sobre esse tipo de informação, com links da web, etc. ou enviando uma mensagem de e-mail para observatorio.unisulhoje@gmail.com.
Para finalizar, uma questão que poderá surgir no leitor: - Mas a Unisul não tem meios, por si mesma, de obter essas informações? A resposta é sim e não.
- Sim, porque entre um número importante de professores e gestores acadêmicos, além de outras fontes privilegiadas, surge naturalmente muita informação sobre o assunto.
- Não, porque a produção científica e o avanço científico e tecnológico são tão intensos nos dias de hoje, o número de novas práticas e experiências é tão grande, no Brasil como no resto do mundo, que mesmo para um especialista de uma dada área, mesmo bem antenado, é impossível conhecer e acompanhar todas as novidades, tendências e fatos que aparecem dia a dia.
Então, fique junto, colabore, interaja com a universidade através do Observatório, colabore, fique ligado no futuro do conhecimento, do trabalho e das profissões, e faça parte de nosso painel permanente!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário