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sexta-feira, 29 de julho de 2011

Planejar ou pensar estrategicamente a carreira?


Um dos aspectos interessantes de estar antenado no que está emergindo (e submergindo...) no Brasil e no mundo, especialmente no que respeita ao seu domínio de conhecimento acadêmico e às respectivas práticas profissionais, é a capacidade de corrigir sua rota sempre que necessário. Bem entendido, não precisa ficar angustiado com isso, mas é bom estar informado sobre tendências e cenários possíveis em sua profissão. Corrigir a rota significa mudar; e para mudar precisa saber para onde vai e por onde está indo.

Mário Persona é bastante conhecido no Brasil como palestrante, além de professor e consultor de comunicação estratégica e de marketing. Neste vídeo que estamos sugerindo hoje, Persona compara a carreira individual à vida de uma empresa, e o faz de uma forma muito feliz, na medida em que identifica duas formas distintas mas complementares de estratégia: o pensamento estratégico e o planejamento estratégico.

Na realidade, não adianta muito alguém planejar sua carreira de uma forma rígida, inflexível, e seguir em frente contra todas as dificuldades, sem sequer olhar para o lado para saber o que está acontecendo em volta. A não ser que tenha sólidas garantias de emprego, por exemplo, na empresa da família, no centro médico da mãe ou do pai, ou no escritório de advocacia de alguém muito próximo. A não ser nesses casos, as dificuldades na profissão e na busca de emprego são originadas frequentemente por ignorar o ambiente externo, o dinamismo dos cenários, o que está acontecendo no entorno. Assim se passa tanto com as pessoas como nas empresas, conforme o Prof. Mário Persona vai fazendo questão de frisar ao longo do vídeo.

Com efeito, na sociedade de hoje, complexa, ágil e transformando-se a toda a hora, as áreas profissionais também mudam, se transformam, evoluem. O ambiente externo, também. Então, o planejamento é sempre falível em seus resultados esperados se não for flexível; e, portanto, se não for orientado por um pensamento estratégico, ágil, plástico, que busca permanentemente oportunidades, identifica ameaças, e permite avaliar os aspectos positivos e negativos da pessoa - elementos fundamentais para se manter competitivo no mercado de trabalho. E, quando necessário, corrigir a rota. Com uma empresa ou organização que depende do mercado para sobreviver, passa-se exatamente o mesmo: daí deriva a necessidade de inovação.

E você, também está inovando permanentemente em sua carreira? Mário Persona explica direitinho tudo isso e de um jeito bem agradável. Fiquem com ele agora.
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