Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

30 novas carreiras promissoras no Brasil

Um estudo de 2011 realizado pelo grupo Laureate, divulgado recentemente pela revista Exame <clique aqui> mostra que uma parte significativa das novas carreiras se relaciona com as indústrias de tecnologia da informação, engenharia, energia e sustentabilidade. Outra parcela tem a ver com serviços, em áreas como entretenimento e saúde.

Outra característica das carreiras emergentes é a integração de diferentes esferas do conhecimento. "O profissional do futuro é um especialista que busca uma conexão com outra área", diz Carlos Antônio Leite Brandão, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Embora algumas das profissões ainda nem existam formalmente, os interessados podem usar desde já as informações sobre as novas carreiras para pautar seus caminhos profissionais.

A Unisul realizou um estudo semelhante na mesma época - Novas carreiras e profissões: áreas emergentes e tendências - através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação, que revelou um número ainda superior de carreiras ou profissões emergentes. Esse estudo encontra-se disponível para alunos, técnicos ou docentes da Unisul. Se estiver interessado, contate observatorio.unisulhoje@gmail.com.
________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário