Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Academia deve criar ambiente propício para estudos inovadores

Precisamos incentivar os cientistas a saltarem de áreas de pesquisa já excessivamente exploradas para outras, que ainda apresentam muitas lacunas e podem resultar em estudos inovadores. - Bruce Alberts.
A inovação, seja nas Artes, na Ciência ou na administração de empresas e instituições, é essencialmente uma prática: ela não acontece a partir de planejamento, de rotinas teóricas ou da declaração de intenções. 
Os especialistas em inovação em qualquer lado do mundo concordam: para haver inovação devem ser criados ambientes que propiciem, incentivem, motivem a inovação. Mas para que isso aconteça no ambiente das universidades, há que desejar que a inovação aconteça, do ponto de vista institucional. É isso que está sendo feito na UCSF - Universidade da Califórnia em São Francisco.
O Prof. Bruce Alberts, editor-chefe da revista Science, professor emérito do Departamento de Bioquímica e Biofísica da UCSF e conselheiro do presidente Barack Obama para assuntos de ciência e tecnologia, esteve no Brasil durante uma conferência no auditório da FAPESP, discorreu sobre inovação e excelência científica e falou sobre experiências em curso naquela universidade.
______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário