Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Antenado nas profissões do futuro

A escolha de um curso superior está intimamente ligada à perspectiva de futuro de cada pessoa e, portanto a seu planejamento individual para tornar-se mais um membro ativo da sociedade do conhecimento, ou aprofundar sua presença e participação nela, se for o caso.

Certamente, o curso que muitos estão começando ou completando hoje não constituirá sua carreira dentro de 10, 15 ou 20 anos, por uma simples razão: a pessoa muda ao longo do tempo e o mundo também; a sociedade é volátil e acelerada nos dias de hoje, e múltiplas tendências acontecem e se cruzam todos os dias, criando novas variáveis.

Em alguns casos, a profissão com que cada um sonha ainda não existe; em outros, o mercado de trabalho se revela tão saturado que se torna inviável o investimento numa carreira cuja empregabilidade futura é baixa. Talvez você esteja se preparando para ser um empreendedor social, ou um inovador tecnológico, mas quanto mais mexe com mercado e sociedade... mais precisa saber o que está acontecendo e o que provavelmente acontecerá.

Assim, estar antenado nas tendências da Economia, da Ciência, da Tecnologia, da sociedade em geral e do mercado do trabalho permite antecipar acontecimentos futuros prováveis, e dirigir sua vida profissional para a proporção certa entre realização pessoal, empregabilidade e nível renda dentro de suas expectativas.

O artigo da revista EXAME Conheça 7 profissões do futuro divulga os resultados de uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria Michael Page, que destacou algumas carreiras com chance de se tornarem competitivas no futuro mais ou menos imediato.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário